domingo, 19 de fevereiro de 2012

Uma vez que não estou por perto e por isso não vos posso convidar para almoçar, partilho as receitas das comidinhas deste fim de semana.

Quinta-feira consultei a dietista da farmácia na esperança de perder os 8 Kg que ganhei nos últimos 8,5 meses.
Deixei de fumar no dia 8 de Junho de 2011!
A 1.ª regra: Começar o almoço e o jantar com um prato de sopa, sem feijão, massa ou arroz e apenas com duas batatas por panela.
Na sexta-feira fiz então a seguinte
 Sopa de Legumes :

Água do cozido (tinha cozido vitela magra com legumes para o almoço)
2 batatas, 2 cenouras, 1 courgette, 1 chou-chou, 1 cabeça de nabo, todos partidos em quadradinhos pequenos, 1 alho francês às rodelas e dois dentes de alho inteiros.
Cozi os legumes todos na água do cozido rectificada de sal.
Quando cozidos retirei uma parte e passei os restantes com a varinha mágica.
Acrescentei-lhe os legumes aos quadradinhos que retirara, 1/2 couve-flor pequena cortada em pedacinhos pequeninos, salsa picada e 3 folhinhas de hortelã, e levei ao lume para cozer a couve flor.
Bom apetite.

A 2.ª regra: Ao jantar a comida, serve-se num pratinho de sobremesa, nas proporções de 1/2 prato de legumes, 1/4 de protéinas e 1/4 de hidratos de carbono :(

Como tinha muitos olhos de couve galega que a minha mãe me tinha mandado, comemos o seguinte:
Bacalhau com broa

Esta receita aprendi quando trabalhava em Leiria, com a Dona F., que era uma senhora muito bonita à qual um idoso chefe que tivera em nova, chamava "rosa", por ser uma linda rapariga.

um molho de hortaliça (pode ser couve de qualquer tipo verde, ou grelos)
lombos de bacalhau para cozer e lascar
1 cebola, 2 dentes de alho, azeite, vinagre, pimenta, sal e louro
broa de milho

Coze-se o bacalhau, retira-se e na mesma água de o cozer leva-se ao lume a hortaliça bem lavada, temperando-se com sal a gosto.
Enquanto a hortaliça coze bem, leva-se um tachinho ao lume com azeite, a cebola às rodelas, os dentes de alho picados, e deixa-se cozinhar em lume brando, para cozer bem a cebola. Tempera-se com uma folha de louro, sal e pimenta moida. Quando a cebola estiver translúcida, acrescenta-se umas gotinhas de vinagre, mexe-se e desliga-se o fogão.
Entretanto, desfaz-se os lombos de bacalhau em lascas e escorre-se muito bem a hortaliça num passador, apertando com uma colher para largar a água da cozedura.
Num pirex de ir ao forno, coloca-se em primeiro lugar o molho de cebolada (e muito importante que seja assim para que os restantes ingredientes não fiquem imprganados de molho, quando se servir mete-se a colher de baixo para cima e já fica com molho suficiente). Por cima do molho, o bacalhau em lascas, depois os legumes, e por fim cobre-se com bastante miolo de broa de milho esfarelada.
Vai ao forno, cerca de 20 minutos até que a broa esteja lourinha.
Bom apetite.

Cá em casa, como era noite de sexta, foi acompanhado pelo vinho branco do cunhado transmontano, que é uma especialidade!
Ah! e na dieta o vinho não está proíbido, a dietista diz que as mulheres podem beber um copo de vinho por dia e devem temperar a comida com vinhos e vinagres, pois ela não pretende que se comam apenas cozidos e grelhados.






Sem comentários:

Enviar um comentário