quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

..."Há pequenas impressões finas como um cabelo e que, uma vez desfeitas na nossa mente, não sabemos aonde elas nos podem levar. Hibernam, por assim dizer, nalgum circuito da memória e um dia saltam para fora, como se acabassem de ser recebidas. Só que, por efeito desse período de gestação profunda, alimentada ao calor do sangue e das aquisições da experiência temperada de cálcio e de ferro e de nitratos, elas aparecem já no estado adulto e prontas a procriar. Porque as memórias procriam como se fossem pessoas vivas."

Agustina Bessa-Luís, in 'Antes do Degelo'



Antes de mais nada, tenho que corrigir, no fim de semana fomos ver "A invenção de Hugo" de Martin Scorcese. O lapso foi inconsciente e presumo que veio de "O estranho mundo de Jack" de Tim Burton.
A invenção de Hugo conta a história de um menino que vive num mundo muito especial e recupera um velho autómato e com isso o passado feliz de outrém...
Emendado o erro, quero agradecer muito ao leitor anónimo que descobriu a autora da "Delícia de Laranja", uma receita de 1959. A minha irmã do meio, a F. nasceu em 1960, é mais nova um ano e a minha irmã mais velha, a T., nasceu em 1958, é mais velha 1 ano. Eu já vim em 66, portanto já não tive aulas de culinária.
Porque a autora dos "Cinco quartos de laranja" gosta tanto de bolos de laranja, dedico-lhe mais uma receita do caderninho, que fiz no Domingo passado e que o P. teve que comer sozinho por causa da minha dieta.

Este bolo também é muito bom, apesar disso gosto mais da "Delícia de laranja". Este é um bolo seco e fofo que com a calda se parece com um bolo-pudim. A calda na receita original leva licor de laranja ou triple seco, no entanto eu faço com rum ou conhaque pois acho mais saboroso, uma vez que a calda já por si é muito doce.
Bolo de laranja
Sumo de 2 laranjas
Raspa de 1 laranja
300 gr. de açucar
180 gr. de farinha (uso Nacional para bolos)
4 ovos
1/2 decilitro de leite
Batem-se as gemas com o açúcar e o leite. Junta-se a farinha, o sumo e a raspa e bate-se. Acrescenta-se as claras em castelo. Depois de cozido e ainda na forma, pica-se com um palito e rega-se com o molho. Desenforma-se. (Nunca faço assim, primeiro, desenformo e ainda quente pico com um garfo e brego com a calda, pois senão desfaz um pouco ao desenformar).
Molho
2,5 decilitros de água
sumo de 2 laranjas
150 gr. de açúcar
1 cálice de triple seco ou licor de laranja.
Leva-se a ferver 5 minutos o açucar com a água e o sumo. Retira-se do lume e junta-se o licor. Desta vez juntei rum e ficou assim
Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário