domingo, 19 de fevereiro de 2012

Sábado, o melhor dia da semana, e para o almoço tivemos um prato que já me deu muitas alegrias:

Lulas à Bordalesa

É uma receita que faço há muitos anos, inspirei-me num pratinho económico que comi um dia num cafezinho do Porto, na Rua Sá da Bandeira.
Ainda existe, mas com a crise a qualidade já não é a mesma, no entanto durante muitos anos almoçava-se ali a um preço muito económico uma comidinha muito boa.
Um dia serviram-me umas lulas que achei muito saborosas e por instinto ensaiei na cozinha até conseguir o mesmo resultado, desde esse momento, lulas em minha casa são à Bordalesa.
Antes, estufava as lulas com pimentos e picante e servi-as com batatas cozidas, à moda da Dona T., minha mãe ( um dia farei e deixarei aqui a receita).
Quase tudo o que sei de cozinha aprendi com a minha mãe, que é uma cozinheira de mão cheia, inigualável!
No entanto, pelas lulas à Bordalesa, faziam fila os amigos e colegas com que estudei na cidade de Coimbra -o C., a Z., a R., todos me perguntavam frequentemente quando os convidaria para comer lulas...
Mas adoração pelas minhas lulas tinha a minha querida amiga S. que regressou a Moçambique, a sua terra natal, e que já não vejo há anos.... "Rosinha, como consegue cozinhar lulas tão tenras que fazem lembrar leite..."!
Ah! minha amiga S..., quem me dera que estivesses perto para vir comer estas lulinhas, que sempre que cozinho me deixam cheia de saudades tuas...



Receita para duas pessoas:
1 Kg de lulas das pequeninas (uso quase sempre congeladas, limpas ou por limpar que gosto mais pois são mais vermelhinhas),
1 cebola, 2 dentes de alho, salsa, louro, 1 malagueta (quem gostar de picante), azeite, vinho branco e sal q.b.
Num tacho refoga-se a cebola e o dente de alho picados em azeite. Quando a cebola começa a ficar translúcida, juntam-se as lulas, lavadas e cortadas às rodelas, a salsa picada, o louro e a malagueta.
Assim que levantar fervura, acrescenta-se meia chávena de vinho branco, mexe-se e tapa-se bem o tacho. Fica a cozinhar em lume mínimo durante cerca de 50 minutos.
Entretanto, torram-se quadrados de pão que se colocam numa taça, vertem-se por cima as lulas com o respectivo molho. Serve-se acompanhado de salada e
Arroz de alho
Num tacho leva-se ao lume um fundo de azeite com 4 cabeças de alho picadas. Assim que estalarem os alhos, acrescenta-se uma chávena de arroz agulha, mexendo bem.
Junta-se duas medidas de arros de água a ferver, aos poucos e mexendo bem, tempera-se de sal, coloca-se em lume mínimo e deixa-se cozer cerca de 10 minutos.
Bom apetite.

Foi também dia de cinema, desta vez o P. e eu fomos conhecer o mundo do 3D, com a Invenção de Jack.
Do 3D não ficamos grandes fãs, mas o filme é realmente muito bonito - uma criança lindíssima em cenários fantásticos.


1 comentário:

  1. Olá Rosa C.
    As lulas têm um aspecto de comer e chorar por mais. A maior parte das vezes as lulas ficam um pouco rijas mas parece-me que nesta receita há um segredo para as tornar tenras "... como leite". Será o vinho?
    A salada para acompanhar parece verdadeiramente fresca!!
    Boas receitas.

    ResponderEliminar